sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa é Passagem. Mas pra onde?

Páscoa, em hebraico Pessach, em latim Pascae, em grego Paska, muitas culturas, uma mesma essência, Passagem. 
Celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia do equinócio de março, ponto da órbita da Terra em que o dia tem a mesma duração da noite. Tudo é páscoa, é passagem da possibilidade à criação, do grotesco ao sublime, do banal ao transcendente, do que somos em seres humanos... É travessia, símbolo da vida na terra. Tudo passa. Nós passamos. E, enquanto atravessamos o tempo, a cada momento, uma nova oportunidade. 
Você pode passar pela vida, vê-la passar por você ou pode tomar as rédeas, fazer a diferença e deixar sua marca.   
A escolha é, e sempre será, sua...  Faça a sua com sabedoria. 
Feliz Páscoa!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A dor é inevitável. O sofrimento é opcional - Drummond

É como disse Drummond: "O desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade."
Então, não olhe a vida pela janela, viva enquanto pode. Arrisque-se mesmo sabendo que nem sempre irá vencer. Pois mesmo quando se perde, há sempre algo a ganhar. Aliás, aprender com a dor, é ganhar duas vezes;  além de se aprender a lição, se amadurece, se cresce.  
Sofrer é remoer a dor, pois o sofrimento apenas começa na dor, daí se propaga na mente e por fim se instala no coração que fica doente. Quebre esse elo, interrompa a sequencia e acabe de vez com o sofrimento. Afinal, não há dor que seja eterna e sofrer por dores do passado não é muito inteligente. Já passou, não há o que fazer... aceite isso e se liberte, definitivamente.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Adeus! Franci...

Hoje damos adeus a alguém especial, grande mulher, sonhadora, amante da vida, mãe dedicada, vó querida. De grande fortaleza, tanta nobreza e quanta simplicidade. E que olhar, sereno, sincero, jamais sisudo, nem triste, só sorriso discreto, sábio. Sentiremos saudade... Muita, mas é preciso aceitar a partida, entender que há outros planos pra você, outra vida.
Adeus, palavra dura, tão próxima de Deus, tão eterna quanto. Irmã da saudade, companheira daqueles que se aventuram no amor, na vida. Juntas traduzem a dor da partida, caminho sem volta, o fim. Mas o que é o fim se não há começo? Não somos todos eternos? Além do mais, aqueles que nos tocam, jamais nos deixam. Vá em paz, siga seu caminho levando aonde for seu perfume. E onde estiver, tenha certeza, sua luz estará sempre aqui dentro, comigo.